quarta-feira, 11 de abril de 2012

Barbosa Neto participa de evento realizado pelo Londrina Shopping Norte

O evento teve debate com o economista Paulo Henrique Amorim e marcou a conclusão de 80% do empreendimento na região norte de Londrina
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (9) do evento realizado pelo Londrina Shopping Norte, que debateu “As tendências do consumo e o crescimento do varejo”, com o jornalista e economista Paulo Henrique Amorin. O debate abordou a ascensão de uma nova classe média e como o varejo está se voltando para este segmento.
Segundo pesquisa de mercado do Ibope Inteligência, o consumo no Brasil deve apresentar crescimento nominal de 13,5% em 2012 em relação a 2011 atingindo R$ 1,3 trilhão, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB). A classe C será a responsável por esse crescimento, já que além de crescer em número de pessoas, tem recebido aumento real acima da inflação e garantido o aumento de renda.
O evento marcou ainda, a conclusão de 80% do empreendimento localizado na região norte de londrina, e que tem previsão de inauguração no segundo semestre de 2012. O projeto do novo shopping é formado por um complexo de prédios comerciais, residenciais e centro médico e odontológico. A previsão total dos investimentos é de R$ 780 milhões, sendo que R$ 180 milhões é para o shopping, que após a inauguração, irá gerar 2 mil empregos diretos. O prefeito Barbosa Neto, reforçando o tema do debate de Paulo Henrique Amorim, ressaltou ainda a característica populacional da cidade e especialmente da região, que abriga uma população estimada em 160 mil pessoas sendo cerca de 75% trabalhadores, que, em sua maioria, buscam compras, lazer e serviços médicos no centro da cidade.
”Londrina é a 20ª cidade que gera empregos no país e só esta administração já gerou 26.166 novos postos de trabalho, com carteira assinada. A região norte da cidade teve um grande avanço, com aumento do poder aquisitivo das classes C e D. Está surgindo aqui uma nova classe média, é uma classe forte, trabalhadora, que impulsiona o comércio da cidade, como um todo, mas ainda é carente de comércios e serviços adequados para a região e esse empreendimento vem suprir esta demanda”, ressaltou. Barbosa Neto destacou também a importância do empreendimento para a região. ”O crescimento da cidade canaliza para a região norte. Uma mostra deste crescimento é a avenida Saul Elkind, que tem o metro quadrado mais valorizado que a avenida Higienópolis no centro da cidade. Nos últimos anos várias redes instalaram suas lojas lá, como Móveis Brasília, Romera, Supper Muffato, entre outras”.
O prefeito elencou ainda outras ações da administração para o fortalecimento da região como a entrega de 2.712 unidades do programa Minha Casa Minha Vida; que significa mais 15 mil pessoas com potencial de consumo, a pavimentação da Saul Elkind ligando até Cambé pela PR-445 e a BR-369, uma obra de 14 milhões que tem atraído novas empresas como a norte-americana Carbon Based Partners (CBP), especializada na questão ambiental e na eliminação de produtos não recicláveis. E ainda, o campus da Universidade Federal Tecnológica, o Centro de Educação Profissionalizante e as unidades do SESC/SENAC, cujo terreno foi cedido ao sistema Fecomercio com a contrapartida de transformar a antiga delegacia de Londrina – o cadeião, em centro cultural para a cidade. Paulo Henrique Amorim em sua palestra ressaltou a capacidade de visão empreendedora da cidade no atual momento do país. “O Brasil vive um momento histórico, quando se torna uma economia de massa. É o momento em que a maioria da população se torna classe média, onde a perspectiva de comércio de varejo se volta para a classe C, e o investimento neste empreendimento e todos os outros elencados pelo prefeito Barbosa Neto, retrata esse momento”, destacou. Além do prefeito Barbosa Neto estiveram presentes ao evento, o presidente do grupo Catuaí Alfredo Khoury, Luiz Quinta, diretor Executivo de Desenvolvimento do grupo BRMALLS, o economista Paulo Henrique Amorin, entre outros.
Sobre o Londrina Norte Shopping
O Complexo Londrina Norte Shopping, está localizado entre as avenidas Carlos Strass e Henrique Mansano, próximo a escolas, terminal de ônibus, estádio e autódromo, locais que geram grande fluxo de pessoas. O projeto do novo shopping contempla um complexo com prédios comerciais, residenciais e centro médico e odontológico.
O projeto arquitetônico é de Carlos Domingos e atende ao conceito de Green Building (construção verde), com foco na sustentabilidade, utilizando plantas construtivas abertas e planas para melhor aproveitamento de iluminação natural, além de aproveitamento de água da chuva e utilização de ar condicionado de grande eficiência energética. A previsão total de investimentos é de R$ 780 milhões (R$ 600 milhões do complexo e R$ 180 milhões do shopping). O novo shopping instalado dentro do complexo, contará com um hipermercado, 10 lojas âncoras/semi-âncoras, 14 lojas médias, 104 lojas satélites, 16 lojas de serviço, 02 restaurantes, 20 fast-food, um centro de diversões, seis salas de cinema e 1.600 vagas de estacionamento. Sua área total será de 48 mil m², sendo 1,3 mil m² de área bruta locável, abrigando 169 lojas. Após a inauguração, que está prevista para o segundo semestre de 2012, serão gerados dois mil empregos diretos. As lojas âncoras e semi-âncoras com contratos já fechados são: Riachuelo, Lojas Havan, Centauro, Ponto Frio, Marisa, Magazine Luiza, Móveis Brasília, Ri-Happy Brinquedos, Show Play, Mc Donald's, Burguer King e Cine Araujo.

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