sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Projeto de lei amplia passe livre a todos os estudantes de Londrina.

Barbosa Neto encaminha à Câmara projeto de lei que garante a gratuidade a estudantes de todos os níveis, do ensino fundamental à pós-graduação
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, anunciou hoje (2), durante a coletiva semanal à imprensa, a assinatura do projeto de lei que prevê o passe livre para o transporte coletivo para todos os estudantes da cidade. O anúncio foi feito no auditório da Infraero, no aeroporto Governador José Richa. O público beneficiado engloba estudantes do ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação. O projeto foi encaminhado hoje para a Câmara de Vereadores, onde cada comissão tem, em média, 20 dias para a votação.
O prefeito disse que espera que os vereadores votem e aprovem o projeto o mais rápido possível para que os alunos possam começar o ano letivo já contando com o benefício. Barbosa Neto explicou que essa é mais uma política pública que vai atender a área da educação. 
“Depois da gratuidade do fornecimento de uniformes, mochilas, tênis e do material escolar para rede municipal de ensino, estamos disponibilizando, agora, o passe livre para todos os estudantes desde o ensino fundamental até pós-graduação. É uma política pública voltada para a inclusão social do transporte coletivo”, disse o prefeito.  O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, André Oliveira de Nadai, disse que o benefício não vai aumentar o valor da tarifa do ônibus, porque o passe livre será subsidiado pela Prefeitura. “O município vai investir R$ 3,5 milhões anuais provenientes de recursos livres, portanto o orçamento de nenhuma secretaria municipal será prejudicado”, afirmou Nadai. Cerca de 30 mil usuários do transporte público já estão cadastrados como estudantes e recebem abono de 50% no passe. Com o passe livre, os alunos vão receber passe para ida e retorno da escola. Os dois passes livres diários estarão condicionados ao horário de estudo dos usuários, sendo que eles não poderão utilizá-los em períodos diferentes daqueles apresentados à CMTU e nem durante os finais de semana.
“Nós esperamos estimular os alunos a utilizar o transporte coletivo, mesmo aqueles que fazem estágio, porque o desconto que eles vão receber é importante para a renda deles, principalmente porque a maioria ganha menos de um salário mínimo”, disse Nadai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário