sexta-feira, 30 de março de 2012

Prefeito Barbosa Neto anuncia anuncia 2.a loja do Havan em Londrina

Londrix.com
O prefeito Barbosa Neto anunciou nesta quinta-feira a instalação da segunda loja do grupo Havan em Londrina e propôs ao presidente da empresa, Luciano Hang, a criação de um Centro de Distribuição e Logística em Londrina. O grupo catarinense informa que vai investir cerca de R$ 45 milhões na construção da nova sede da empresa, com 25 mil metros quadrados construídos e mil vagas de estacionamento. A previsão é de gerar mais de 200 empregos. “O município vai ofertar todos os incentivos possíveis que estão facultados na lei e está investindo para melhorar a qualidade de vida da população como o desenvolvimento do projeto Arco Norte que será o maior aeroporto de cargas da região, construção de faixas exclusivas para ônibus, revitalização do Calçadão, padronização dos táxis, entre outras melhorias”, disse o prefeito Barbosa Neto. Durante a solenidade, o empresário da região e parceiro na construção da nova sede do grupo Havan, Rachid Zabian, afirmou que o novo empreendimento “é um projeto inovador e transformador, porque vai ajudar a trazer de volta o prazer do londrinense em frequentar os museus e praças com segurança, incentivando toda uma região”. O presidente da Havan, Luciano Hang, esclareceu que o projeto da nova loja contempla a revitalização da área do antigo Hotel Berlim, com modernização da região. “Nós temos que fazer com que Londrina se torne cada vez mais um polo atrativo para os empresários e onde as pessoas gostem de estar. Nós só investimos em cidades em que acreditamos, onde o poder público nos dá oportunidade de oferecermos o melhor. E aqui, estamos tão felizes por investirmos na segunda loja”, disse Luciano Hang. A Havan chegou a Londrina em abril de 2011, quando inaugurou sua primeira filial na Avenida Madre Leônia Milito (ao lado do Viaduto Ayrton Senna). A segunda loja será instalada na Avenida Benjamin Constant. Hoje, a empresa tem 16 de suas 38 filiais localizadas em cidades paranaenses, gerando mais de três mil empregos no Estado.Até o final de 2013, serão inauguradas mais 10 unidades, somando R$ 150 milhões em investimentos para a geração de dois mil novos empregos no Paraná. Seis lojas serão inauguradas ainda este ano, incluindo a Havan Londrina Centro. A empresa emprega, atualmente, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo cerca de sete mil pessoas.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Prefeito Barbosa Neto defende parcerias comerciais com a Bielo-Rússia

Barbosa Neto esteve em Brasília hoje, onde cumpriu agenda com o embaixador da Bielo-Rússia no Brasil, Leonid Krupets 
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (28), de uma reunião com o embaixador da Bielo-Rússia no Brasil, Leonid Krupets, para discutir futuras parcerias daquele país com o estado do Paraná, especialmente na área da agricultura. A Bielo-Rússia é um dos maiores produtores de potássio (utilizado na formulação de fertilizantes), enquanto o Brasil é o terceiro maior importador mundial do produto. O prefeito esteve acompanhado do deputado federal Nelson Padovani (PSC).  O embaixador da Bielo-Rússia no Brasil, Leonid Krupets afirmou que seu país tem interesse em ampliar o mercado com o Brasil, e pretende negociar novas parcerias diretamente com as cooperativas. Segundo Krupets, em 2011 o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou a soma de U$ 1,6 bilhão. Além de potássio, o Brasil importa da Bielo-Rússia pneus e aparelhos de medição de radiação, e vende farelo de soja, fumo, café e chá-mate. Oleg Simaka, primeiro-secretário da Embaixada, que também participou do encontro, fez questão de ressaltar que o Brasil é um parceiro estratégico de seu país. Para dar uma ideia da importância dessa parceria, ele revelou que 100% do chá-mate comercializado na Bielo-Rússia é brasileiro. O embaixador disse, ainda, que em breve uma delegação bielo-russa virá ao Brasil, e deverá reunir-se com o governo do estado e empresários do Paraná para tratar de projetos de parceria. Um dos interesses de seu país, informou Leonid Krupets, é vender caminhões fora de estrada.
Ao destacar o potencial econômico do estado, sobretudo da região de Londrina, o prefeito Barbosa Neto lembrou que a cidade abriga uma das mais importantes unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no País, a Embrapa Soja, que desenvolve estudos visando à sustentabilidade das cadeias produtivas da soja e do girassol.
Ele aproveitou a oportunidade para convidar o embaixador e demais representantes da Bielo-Rússia a participar de uma rodada de negociações durante a 52ª Exposição Agropecuária de Londrina – ExpoLondrina, que acontece de 5 a 15 de abril, com a presença do governador Beto Richa. Nesse sentido, adiantou que o evento contará também com a presença de secretários de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul e do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, além de outras autoridades. A expectativa, segundo o prefeito, é de que os bielo-russos invistam mais no estado, por meio da abertura de fábricas e outros investimentos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeito Barbosa Neto fez 118 atendimentos no jardim Universidade

Além do jardim Universidade, moradores dos jardins Jamaica, Columbia, João Turquino e Maracanã foram atendidos Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza
O prefeito Barbosa Neto fez 118 atendimentos na edição de hoje (27), do programa Prefeitura nos Bairros, que foi realizado no jardim Universidade, região oeste, na Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza.
Além do jardim Universidade, moradores dos jardins Jamaica, Columbia, João Turquino e Maracanã foram atendidos pelo prefeito e o secretariado municipal, das 6h até as 13h. O prefeito Barbosa Neto disse que esteve no jardim Universidade recentemente e que verificou a necessidade de realizar o programa Prefeitura nos Bairros para delinear ações da Prefeitura em favor daquela comunidade. Entre as ações o prefeito solicitou a Secretaria de Educação o conserto do muro que teve parte do alambrado derrubado e a Secretaria de Obras que proceda a correção da ponte que liga o jardim Columbia com Universitário. O secretário de Obras, Bruno Morikawa, imediatamente a ordem do prefeito, visitou a ponte e constatou que em uma semana fará o reparo. “Vamos preencher de asfalto a lacuna existente entre a via e o concreto da ponte”, informou Morikawa. O direto da Escola Municipal Amaury Cardoso de Oliveira agradeceu o prefeito por atender o chamado do bairro e disse que é importante a Prefeitura estar a disposição dos moradores. Ele cobrou a reforma e ampliação da escola, que hoje atende 200 crianças. Barbosa informou que a Secretaria de Educação está fazendo o projeto e que no segundo semestre deve executá-lo. O Prefeitura nos Bairros já atendeu 12.174 pessoas, que encaminharam suas pendências às Secretarias competentes. 

terça-feira, 27 de março de 2012


Rua Souza Naves ganha mão única em trecho próximo ao Igapó mudança deve desafogar o trânsito na região e melhorar a segurança para pedestres e motoristas

Londrix.com

Desde esta segunda-feira (26), a rua Senador Souza Naves tem mão única       em um trecho próximo do Lago gapó. A mudança foi realizada a partir da rua da Canoagem, nas proximidades do Circo Funcart (onde já foi instalada uma faixa elevada para pedestres), até a rotatória da barragem do Igapó. Nesse trecho o sentido passa a ser somente de mão única em direção ao centro. Para quem trafega sentido centro-bairro, ao chegar à lombada, deverá desviar à direita e entrar na rua da Canoagem.
De acordo com, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o objetivo da mudança é desafogar o trânsito da avenida, assim como garantir a segurança de pedestres e motoristas, pois, devido ao estreitamento de pista, o local oferecia perigo aos motoristas e os moradores da rua tinham que redobrar a atenção, pois o trecho em dois sentidos dificultava o acesso à via.
Para a realização da mudança diversas medidas foram tomadas. Utilizando materiais da Usina de Asfalto, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação realizou, na rua da Canoagem, a retirada dos estacionamentos angulares, o recape asfáltico, tapa-buracos, readequação das galerias de águas fluviais e boca de lobo, além da abertura do canteiro central, com o objetivo de viabilizar o tráfego naquela via. A CMTU realizou a sinalização viária, vertical e horizontal. O diretor de Trânsito da CMTU, Wilson Santos de Jesus, disse que a mudança foi recebida com tranqüilidade pela população e que o trânsito fluía normalmente sendo que até a tarde desta segunda-feira nenhum incidente havia sido registrado. “Os agentes de transito estão no local, orientando pedestres e motoristas e deverão permanecer até amanhã. O maior reforço foi na orientação dada aos moradores da rua Senador Souza Naves que estavam habituados a sair de suas garagens e também dobrar à esquerda; agora só poderão virar à direita e seguir sentido centro”, informou.
Wilson Santos reiterou que a população deve ficar atenta às mudanças principalmente nestes primeiros dias, até se habituar às mudanças. “Será preciso redobrar a atenção principalmente nas ruas Canoagem e Parigot de Souza, que é a rua da Câmara Municipal”. O diretor lembrou ainda que a mudança de sentido na rua Senador Souza Naves acontece apenas até a altura da lombada elevada. “Após a lombada elevada a rua volta a ter sentido duplo até a avenida Bandeirantes, como sempre foi”, finalizou.

 Campo de futebol construído pela Prefeitura de Londrina em parceria com a comunidade; Prefeitou homenageou João Paulo Reeberg, Pinheiro, com nome no local. A região norte de Londrina recebeu ontem (25), de braços abertos, o Gigante da Baixada, o campo de futebol, que recebeu o nome do ex-zagueiro e treinador do Londrina Esporte Clube, João Paulo Reeberg, o Pinheiro.
A comunidade do conjunto Parigot de Souza II já apelidou o campo de Pinheirão. No espaço, localizado no final da rua Waldir Azevedo e que anteriormente havia apenas um campo e o gramado, a Prefeitura executou a colocação de alambrado de 6 metros no entorno, a demarcação do espaço, a colocação de traves e rede, além da pintura.  O prefeito Barbosa Neto participou da entrega ontem (25), pela manhã, em companhia do presidente da Fundação de Esportes, Claudemir Vilalta, além do presidente da Associação de Moradores do conjunto Parigot, Paulinho Boa Pessoa. O prefeito ficou bastante contente com o campo e disse que o próximo passo, em parceria com a comunidade, é a construção de uma arquibancada para 1.200 pessoas. Barbosa disse que Cincão Esporte Clube está interessado em realizar seus treinos no local. O campo de futebol do Parigot II é o quarto entregue pelo prefeito. O primeiro foi o do conjunto Armindo Guazzi, na região leste, que ganhou arquibancadas com cinco lances de escadas, parapeito separando calçada da arquibancada e batizado de Zeferino Pasquini, lendário goleiro do Londrina Esporte Clube, falecido no dia 24 de abril do ano passado.
O segundo foi o do Parque das Indústrias, na região sul, que teve o campo de futebol totalmente reformado pela Prefeitura de Londrina, com a recuperação do gramado e toda extensão dos alambrados, além da pintura do campo e vestiários e o terceiro foi o do União da Vitória, o Figueirão que recebeu pintura, recuperação do gramado, reforma no alambrado e a reconstrução da arquibancada. O projeto do Prefeito Barbosa Neto é chegar a 15 campos de futebol de bairro reformados, revitalizados e modernizados. Conforme o presidente da FEL, Claudemir Vilalta, os próximos campos, que estão recebendo melhorias, são dos bairros Parigot de Souza, São Lourenço, São Francisco, Mister Thomas, Guaravera e jardim Tarobá.
Esta ação consiste em recursos e mão de obra própria da Prefeitura, que passa, para a Associação de Moradores do Bairro, a responsabilidade de tomar conta do campo de futebol. De acordo com Vilalta, os investimentos somam quase R$ 1 milhão. 
Com este recurso, além dos 15 campos de futebol amador, a Prefeitura vai construir dois minicomplexos esportivos e reformar quatro quadras poliesportivas de bairros. Os minicomplexos esportivos serão construídos em Lerroville e no conjunto Milton Gavetti e consistem em campo de futebol suíço, miniquadra de basquete, quadra de areia para voleibol, pista de caminhada e cancha de malha. Os locais, que terão suas quadras poliesportivas recuperadas, são: jardins Presidente e Guanabara; distritos da Warta e Heimtal.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Prefeito Barbosa Neto entre mais 23 escrituras no São Jorge

Semana que vem mais 145 moradores serão beneficiados. Serão 1.463, que significa quase a metade das regularizações realizadas até hoje pela Cohab
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), João Verçosa, entregam amanhã (24), mais 23 escrituras dentro do Programa de Regularização Fundiária da Companhia. A solenidade será às 10h30, na Escola Municipal Atanazio Leonel, que fica na rua Eliza Izabel Conceição, 148, no jardim São Jorge.
O programa de Regularização Fundiária da Cohab prevê a regularização de 752 lotes no jardim São Jorge. Com as escrituras de amanhã, serão 640 moradores já com a inscrição na mão. Ainda faltam regularizar 132 lotes.
 “Com estas regularizações totalizaremos 1.463 escrituras entregues. Um número expressivo, considerando que os registros realizados em dois anos e dez meses de gestão do prefeito Barbosa Neto, representam quase metade das 2.813 regularizações fundiárias feitas desde o início do programa”, comemorou o presidente da Cohab, João Verçosa. Segundo o presidente da Cohab, João Verçosa, além das 23 escrituras de amanhã, serão entregues mais  145 nesta semana. Dia 29 são mais 52 escrituras para moradores do jardim João Turquino e Novo Perobal. No dia 31, será a vez de 93 moradores do Jardim Primavera e Jardim dos Campos receberem suas escrituras.
O Programa de Regularização Fundiária se consolidou a partir de 2001, com o Estatuto da Cidade, mas ganhou agilidade com a aprovação da Lei 9.866/2005.
Para conseguir regularizar os terrenos, os interessados necessitam encaminhar seus documentos pessoais - registro geral (RG), cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou casamento (se for casado) e um documento que comprove o vínculo com o imóvel, desde 1º/1/2009 - para a Cohab, na rua Pernambuco 1002. Os interessados podem se informar pelo telefone 3315-2233. O processo é totalmente gratuito para os moradores dos lotes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeito entrega Capela Mortuária para o distrito de Maravilha

Local conta com 79,90 m² distribuídos em uma sala, copa e sanitários adaptados à pessoa com deficiência; esta é a sexta nova capela entregue por Barbosa Neto O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, entregaram hoje (23), às 9h, a primeira Capela Mortuária Municipal do Distrito de Maravilha. A capela está localizada na av. Paraná, s/n, no terreno 10-A, quadra 8, esquina com a rua que leva ao Distrito de Paiquerê. O investimento para a construção da capela foi de R$ 206.835,04, sendo que a construtora responsável pela obra é a Tanabi Ltda. A concorrência pública, realizada no ano passado, tinha como preço máximo para a execução das obras da capela R$ 220.063,46. Essa será a primeira capela mortuária pública do distrito. Para a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, o local devolve dignidade aos moradores da zona rural. “Essa construção está resgatando a dignidade dos familiares que perderam seus entes queridos, porque eles não tinham um local adequado para velar seus parentes e utilizavam um barracão inapropriado que era cedido pela igreja. Agora, terão um local bonito e novo para fazê-lo”, disse a superintendente.
A diretora da Escola Municipal Corina Mantovan Okano e presidente da Associação de Mulheres do Distrito de Maravilha, Maria Isabel Rodrigues Gonçalves, agradeceu ao prefeito de Londrina pelas ações que estão sendo desenvolvidas no local. “Estou com 48 anos e nenhum prefeito lembrou que os moradores daqui têm direito a um lugar digno como esse. A zona rural precisa ser lembrada pelos políticos e, hoje, isso está acontecendo”, afirmou Maria Isabel. Durante a gestão Barbosa Neto já foram entregues seis novas capelas mortuárias: uma no Jardim Jamaica, uma no Cemitério Jardim da Saudade, uma no Jardim Monte Cristo, duas no Parque Ouro Verde e uma no distrito de Maravilha. Outras quatro foram reestruturadas e ampliadas, sendo que duas estão no Cemitério Jardim da Saudade e duas na avenida Juscelino Kubitschek. O município e a Acesf vão entregar, ainda, outras três novas construções, sendo uma capela no Jardim Maracanã, no bairro Santa Rita e outra no Jardim União da Vitória. O Conjunto Ernani Moura Lima também vai receber uma capela mortuária que está sendo reformada e readequada pelos próprios servidores da ACESF. O valor total do investimento é de R$ 1.016.697,50.
Em seu discurso, o prefeito lembrou as ações realizadas no distrito de Maravilha como a escola em tempo integral, onde estudam 47 alunos que recebem cinco refeições diárias; a inclusão dos recursos para a reforma e construção de oito Unidades Básicas de Saúde no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), contando com uma para o distrito e a contratação de cerca de 1.500 funcionários através de concurso público para a área da saúde.
O prefeito ainda disse que a administração ainda vai realizar no distrito ações como a modernização do campo de futebol; a construção de casas populares e o prédio próprio para a escola municipal, que hoje é dividida com o Estado. Barbosa ainda lembrou de um projeto de uma piscina comunitária que a administração pretende entregar para Maravilha. 
Sobre a capela
O terreno para a construção da referida Capela tem extensão de 542,78 metros quadrados. No valor da obra, além da construção da capela mortuária com 79,90 metros quadrados, está incluída a reurbanização de todo o terreno, os investimentos com estacionamento, calçadas externas, paisagismo e cercamento do terreno. A capela conta com uma copa, dois sanitários adaptados para pessoas portadoras de deficiência, quatro bacias sanitárias e bancadas em granito com cubas de louça, além de divisórias em granito. A construção possui acabamento em pastilhas para facilitar a manutenção e conferir maior durabilidade ao conjunto. O preço final da obra traz embutido todos os impostos, taxas, encargos sociais.

Prefeito entrega nova unidade de saúde no Mister Thomas

Prefeitura construiu unidade básica de saúde que atenderá a população de 3.800 moradores; local conta com 19 funcionários e vai realizar atendimento odontológico
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o secretário Municipal de Saúde, Edson de Souza, entregaram hoje (22), pela manhã, a nova Unidade Básica de Saúde do conjunto habitacional Mister Thomas, localizada na rua Itália Choucino, 75 (região leste). A entrada no local é realizada pela rua José Martins de Oliveira. Ela passa a se chamar Pastor Renato Teixeira Lemes em homenagem ao vereador que faleceu na madrugada de terça-feira (20).
A nova unidade é quatro vezes maior do que o espaço antigo. Construída no prédio do mercado municipal, passou de 69 metros quadrados para uma área total de 323,70 metros quadrados. Foram construídos três consultórios médicos; duas salas de enfermagem; alas de odontologia, de puericultura e vacina para adultos e crianças, de reunião e coordenação, de curativo, de inalação e serviços de apoio. A coordenadora da unidade, Vera Lúcia Roncaratti, disse que o antigo espaço não era suficiente para atender a todos e que havia 15 anos que a população local pedia para ser reformado. “Antes não tinha sala suficiente para o atendimento e agora vai aumentar a qualidade e a agilidade dos procedimentos e os pacientes terão mais privacidade. Há 15 anos esperávamos por essa ampliação”, disse. A UBS traz uma novidade para a comunidade que é o atendimento odontológico na própria unidade de saúde. A equipe de 19 funcionários conta, a partir de agora, com um dentista e um auxiliar de dentista.  Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Antônio de Souza, a atual administração está mudando a situação da saúde em Londrina. “O doutor Márcio Nishida fez grande ação frente à Prefeitura, obviamente, orientado pelo prefeito. Estamos municipalizando os serviços e somos a segunda cidade do Paraná a ter o SAMU regionalizado, sendo responsáveis por 21 municípios”, afirmou. O valor do investimento foi de R$ 330.050,53 e foi realizado através de uma parceria entre o governo municipal e a Secretaria de Saúde do Paraná. A construtora responsável pelas obras é a FW Construções Civis Ltda. O prefeito assinou a ordem de serviço em agosto de 2011. O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, lembrou os avanços realizados em Londrina com relação ao combate à dengue e os avanços na saúde. “Esta é a oitava vez que venho a Londrina e toda vez que a gente vem aqui, a saúde avança a passos firmes. E a saúde do país e do Estado só vai dar passos mais largos quando fortalecer a assistência básica de saúde, porque mais de 80% do que as pessoas precisam para promover a saúde pode ser resolvido com a atenção básica e primária forte”, disse.
A nova unidade tem capacidade para atender uma população estimada em 3.800 habitantes e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela cobre 100% de sua área de abrangência. Em 2011, foram feitos 55.160 procedimentos de enfermagem, clínico geral, pediátrico, ginecológico, visitas de agentes comunitários de saúde e consultas.
Obras na Saúde Durante a coletiva de imprensa semanal, o prefeito falou a respeito das obras que a Prefeitura tem feito na área da saúde. Barbosa Neto elencou as novas Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas no Conjunto Habitacional Jamile Dequech (zona sul) e na Vila Ricardo (região leste), e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 24 horas, da região oeste da cidade. A gestão Barbosa Neto, em 2012, também está reformando e ampliando as Unidades Básicas de Saúde da Vila Brasil (região central); Ouro Branco (zona sul) e Jardim Bandeirantes (região oeste). A UBS do Mister Thomas é a quarta nova unidade entregue pelo prefeito Barbosa Neto na sua administração. Já receberam novas estruturas o Patrimônio Regina, jardim Eldorado e a Maternidade Municipal. Com as reformas e construções novas que estão sendo executadas, até o momento, o governo municipal  -em parceria com o governo estadual e federal- está investindo mais de R$ 5 milhões em obras para a saúde.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Reforçada segurança em cemitérios municipais

Londrix.com  
Vigilância será diária por uma dupla de guardas municipais nos cemitérios Jardim da Saudade e São Pedro
 A Prefeitura está reforçando a segurança dos cemitérios, a partir desta semana, com a vigilância diária realizada por meio de uma dupla de membros da Guarda Municipal (GM). A medida aplicada nos cemitérios Jardim da Saudade (região norte) e São Pedro (região central) faz parte de um projeto piloto da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf).
De acordo com a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso de Oliveira, as ocorrências já estão diminuindo com o modelo de segurança atualmente realizado pela GM. “São feitas abordagens em horários alternados, durante o dia e a noite. Além disso, contamos também com vistorias surpresas, quando parte do efetivo cerca e faz varredura nos cemitérios”, informou a superintendente.
“O novo serviço, com as duplas da GM é um avanço para aumentar a segurança dos cemitérios. A identificação com a comunidade, por meio da rotina diária do serviço e, principalmente, o conhecimento das pessoas que frequentam o espaço para visitas ou outras atividades é um grande aliado para análise e diminuição dos problemas”, enfatizou Luciana.
Além dos dois cemitérios incluídos no projeto piloto, outros três receberão o serviço em breve, o João XXIII, o Padre Anchieta e o São Paulo. A superintendente da Acesf disse ainda que faz parte do projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, a instalação de câmeras de vigilância e a iluminação total de todos os cemitérios municipais.

quarta-feira, 21 de março de 2012

PDT se prepara para batalha eleitoral

A direção municipal do PDT está preparando os militantes para a disputa eleitoral de outubro próximo. E entre estas ações, reuniu na última sexta-feira, diversos apoiadores do projeto eleitoral do partido, com a presença do prefeito Barbosa Neto,  para avaliar a administração municipal e discutir os rumos futuros. 




No debate, que reuniu mais de 100 pessoas, entre eles, o vereador Sebastião dos Metalúrgicos, secretáríos municipais, lideranças populares, pré-candidatos a vereador, entre outros,  foram listadas as realizações da atual administração e projetos para serem viabilizados na continuidade do PDT a frente do Executivo municipal.



terça-feira, 20 de março de 2012

Prefeito Barbosa Neto (PDT) entrega capela mortuária na região oeste

A capela municipal vai atender moradores do Jardim Jamaica, Tókio, Vila Industrial, Bandeirantes, entre outros
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, entregaram hoje (19), pela manhã, a primeira capela mortuária municipal da região oeste da cidade. A capela Arcídio Carrera está localizada na rua Agenor Garutti esquina com a avenida Arthur Thomas e vai beneficiar os moradores dos jardins Jamaica, Tókio, Vila Industrial, Bandeirantes, Pinheiro, Versalhes, Orion, Columbia, Sabará entre outros. O nome da capela é em homenagem ao ex-morador do Jardim Bandeirantes, Arcídio Carrera, que participou ativamente na organização de eventos realizados à vida religiosa, a fim de angariar fundos para a construção de um templo religioso no bairro.
Durante a solenidade, a esposa do homenageado, Manoelina de Lourdes Carreira, agradeceu ao prefeito e autoridades responsáveis pela construção da capela. “Eu e minha família agradecemos muito ao prefeito por ter atendido aos apelos para a construção dessa capela na região do jardim Bandeirantes, porque há muito tempo ela era necessária para a população”, disse.
Para a moradora da Vila Industrial, Nair Baltazar, com a construção da nova capela a população não precisará mais se deslocar para outras regiões da cidade para velar amigos ou parentes. “A capela mais próxima era na ACESF, agora temos uma aqui. Isso vai ajudar muito os moradores da região, assim como outras obras que o prefeito tem feito como a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS) e as academias ao ar livre”, destacou a moradora. Essa é a quinta capela entregue pela administração municipal. Além do Jardim Jamaica, a gestão Barbosa Neto construiu mais uma capela no Cemitério Jardim da Saudade e adaptou os centros comunitários do Jardim Monte Cristo com uma sala e o do Parque Ouro Verde com duas salas. Nas próximas semanas, a Prefeitura vai entregar outras quatro novas capelas que foram construídas nos jardins Maracanã, Santa Rita, União da Vitória e no distrito de Maravilha. O valor total do investimento é de R$ 1.016.697,50. Além dessas cinco novas capelas, o prefeito entregará também uma sexta no Conjunto Ernani Moura Lima, que está sendo reformada e readequada pelos próprios servidores da ACESF. A superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso de Oliveira, explicou que uma das reivindicações mais pedidas pelos munícipes era a construção de capelas mortuárias municipais. “A região oeste passou mais de 70 anos sem uma capela municipal e agora, na gestão do prefeito Barbosa Neto já entregamos quatro e estamos executando o projeto de outras cinco. No início da administração eram apenas seis”, disse a superintendente.  Durante a solenidade, o secretário de Governo, Marco Antônio Cito, falou a respeito do valor investido na construção da capela que foi orçada em R$ 218.805,49, mas através da licitação (modalidade de Concorrência Pública), realizada em julho de 2011, foi construída pela Construtora Monasa Engenharia Civil S/C Ltda com a proposta no valor de R$ 201.297,29. De acordo com o secretário, “o metro quadrado construído custou R$ 1.890,00 e está em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Falar que essa obra por metro quadrado está superfaturada é tendencioso, porque se fizesse a mesma obra na região mais nobre de Londrina custaria três vezes mais caro”, disse Marco Cito. Durante seu discurso, Barbosa Neto elencou algumas obras que estão sendo realizadas na região oeste como a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que fica na avenida Arthur Thomas e conta com 24 leitos, 16 são para observação, dois para atendimento psiquiátrico, dois para isolamento, e quatro para urgências e emergências. 
Sobre a capela
O terreno para a construção da referida Capela tem extensão de 3.308,18 metros quadrados. No valor da obra, além da construção da capela mortuária com 79,90 metros quadrados, está incluída a reurbanização de todo o terreno, os investimentos com um estacionamento de 1.021,25 metros quadrados, calçadas externas, paisagismo e cercamento do terreno.
Foram investidos R$ 150.518,79 na edificação do prédio; R$ 11.663,35 em serviços preliminares como, por exemplo, instalação de canteiro, limpeza do terreno e movimento da terra e R$ 56.623,67 para fechamento, pavimentação externa e paisagismo.  A área de 79,90 metros quadrados compreende a construção da Capela contendo uma copa, dois sanitários adaptados para pessoas portadoras de deficiência, quatro bacias sanitárias e bancadas em granito com cubas de louça, além de divisórias em granito. A construção possui acabamento em pastilhas para facilitar a manutenção e conferir maior durabilidade ao conjunto. O preço final da obra traz embutido também todos os impostos, taxas, encargos sociais. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, para o orçamento da obra, foram considerados os preços unitários na licitação de acordo com a tabela SINAPI, do Governo Federal.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Prefeito Barbosa Neto entrega 224 apartamentos no Residencial Vista Bela

Os apartamentos contam com unidade de aquecedor solar, rede de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação asfáltica; bairro conta também com parque infantil 
A Prefeitura de Londrina e a Caixa Econômica Federal entregaram mais 224 apartamentos no Conjunto Residencial Vista Bela. A solenidade de entrega das chaves aconteceu hoje (16), às 9h, na rua Gioconda Maturi. O acesso ao local foi realizado pelas ruas Luiz Moro Neto e Helly Reis Piazzalunga.
As 224 unidades fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Cada unidade tem custo médio de R$ 45 mil, com área total de 48,58 metros quadrados, divididas em dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugada. As moradias são destinadas às famílias com renda de até três salários, R$1.395,00. Aurilene de Sousa Costa e seu marido, Renato Júnior Costa, receberam as chaves do apartamento hoje e disseram que esperavam pela moradia há anos. ”Me inscrevi nos programas da Cohab quando ainda era solteira. Hoje, sou casada e tenho dois filhos. Quando recebi a notícia de que seria uma das próximas moradores fiquei muito feliz, porque agora a casa é minha e vou economizar muito dinheiro, eu pagava quase um salário mínimo de aluguel”, explicou. Renato Júnior Costa afirmou que o casal pretende pintar internamente o apartamento e guardar dinheiro que será economizado com as prestações da casa própria. “É um peso que sai das nossas costas e com o dinheiro do aluguel nós poderemos economizar para colocar piso na casa, pintar o apartamento e fazer compras que não fazíamos antes”, disse.  O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), João Verçosa, disse estar satisfeito com a 11ª etapa de entrega realizada no residencial que beneficia, principalmente, moradores da região leste e norte. “Essa moradia é um resgate da cidadania. Todas elas contam com energia solar para aquecer os chuveiros, o que gera em torno de 40% de economia na conta de luz elétrica, com rede de saneamento básico, asfalto, parque para as crianças e estamos construindo um Centro de Convivência que será utilizado para educação infantil com capacidade para 220 crianças”, afirmou.
As famílias que estão recebendo os novos imóveis viviam, em grande parte, em situação de vulnerabilidade social e antes de se mudarem para os apartamentos, participaram de palestras e seminários. O objetivo da ação é integrar e informar as famílias sobre as condições de moradia em apartamentos como, por exemplo, sistemas de convivência social, necessidade de cumprir as normas de pagamentos e taxas de condomínio que são comuns a todos. Durante a entrega das chaves, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, explicou que o programa beneficia principalmente as famílias que mais precisam e novos projetos estão previstos para o bairro. “O Vista Bela é um modelo do programa Minha Casa, Minha Vida para o Brasil inteiro e estamos trabalhando para melhorá-lo ainda mais. Doamos o terreno para a construção de uma das maiores escolas estadual da cidade, que será construída aqui em frente do residencial, o centro de convivência já está em andamento, já fizemos a base para a academia ao ar livre, colocamos o parque infantil e plantamos 7 mil árvores. Não fizemos essas obras antes, porque não é permitido construir, onde não há pessoas morando”, esclareceu o prefeito.  Somado os 224 apartamentos, restam à Prefeitura e Caixa Econômica Federal entregar somente 432 unidades. De acordo com o presidente da Cohab, ainda faltam duas solenidades, que devem acontecer nos próximos dois meses. “Esperamos finalizar o processo e entregar todas as chaves até maio deste ano”, garantiu.  O Vista Bela é o maior canteiro de obras do Brasil do programa Minha Casa Minha Vida, com 2.712 moradias, sendo 1.440 apartamentos e 1.272 casas, incluindo as moradias adaptadas para pessoas com deficiência. Três construtoras são responsáveis por esta obra: Protenge, Terra Nova e Artenge Engenharia. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 110 milhões.
Integração de obras no residencial
No Residencial Vista Bela está em construção o Centro de Convivência que será usado para atender a 220 crianças, como Centro Municipal de Educação Infantil, foi instalado um parque infantil entre ruas Annibal Balarotti e André Buck e, ao lado, há a base para a formação de uma academia ao ar livre. O projeto para a construção da escola estadual está em fase de elaboração pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Londrina terá serviço de atenção à pessoa em situação de rua

O “Consultório de Rua” terá uma equipe multiprofissional dedicada, exclusivamente, a pessoas em vulnerabilidade social, grande parte usuários de álcool e outras drogas 
A Prefeitura de Londrina, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, implanta a partir de hoje (15), na cidade, o “Consultório de Rua”. Em parceria com o Governo Federal, o consultório móvel vai atender pessoas que estão vivendo em situação de rua e vulnerabilidade social, grande parte comprometida com o uso de álcool e drogas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Londrina há 222 pessoas vivendo em situação de rua.  A modalidade de atendimento é feita diretamente na rua, através de uma equipe formada pelos seguintes profissionais: um psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico em saúde bucal e dois auxiliares de enfermagem. O investimento é de R$ 38 mil mensais, sendo R$ 25 mil da Prefeitura e R$ 13 mil do Governo Federal.  Um transporte será utilizado exclusivamente para este tipo de atendimento. Os profissionais designados deverão fazer a abordagem, proceder com o atendimento padrão e, se necessário, realizar alguns exames, os chamados testes rápidos.
Posteriormente, as pessoas em situação de rua deverão ser encaminhadas para onde houver necessidade, de acordo com as redes de serviços disponíveis. “É necessário ganhar confiança e estabelecer vínculos com estas pessoas que, muitas vezes, não tem ninguém para se apegar”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Antônio de Souza.  Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Na primeira etapa do trabalho, a equipe ficará responsável por mapear os pontos de encontro destas pessoas, definindo as estratégias de abordagem e fixação de local e horário, conforme a dinâmica do território.  De acordo com o secretário de Saúde, o foco inicial dos trabalhos são as mulheres grávidas usuárias de álcool e outras drogas que moram na rua, sendo que o consultório móvel auxiliará nos atendimentos. “É um dispositivo permanente, assim como uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Este trabalho já vem sendo discutido, de forma intersetorial, há muito tempo. É algo que vem ao encontro das necessidades apontadas pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social, além dos movimentos sociais”, ressaltou Edson de Souza. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, afirmou que o consultório de rua vem consolidar a parceria com a Secretaria de Saúde e aprimorar os serviços prestados ao atender as necessidades identificadas. Jacqueline Micali ressaltou também o programa Sinal Verde que foi o primeiro serviço a ser municipalizado e ampliado e  que atende a pessoa em situação de rua.  “Desde o início da gestão Barbosa Neto estamos fazendo uma política pública transversal que interliga os trabalhos de diversas secretarias como a Saúde, Educação e Assistência Social. Já municipalizamos os serviços, aumentamos o valor do repasse e o número de atendimentos feitos pela Assistência Social. Estamos avançando em conjunto”, disse Jacqueline Micali. 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Tolerância Zero da GM prende cinco em uma semana

Fonte Londrix.com
Somente no sábado, no Igapó 2, Guarda Municipal prendeu dois em flagrante: um por tráfico de drogas e outro por tentativa de assalto
A operação Tolerância Zero da Guarda Municipal de Londrina completou a primeira semana de policiamento mais ostensivo no lago Igapó (a barragem do Lago Igapó 1 e as pistas de caminhadas do Lago Igapó 1 e 2), efetuando cinco prisões. Duas delas ocorreram no sábado (10).
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves, as duas prisões ocorreram no Lago Igapó 2. Por volta das 10h, Paulo Rogério, de 23 anos, foi detido em flagrante por tráfico de drogas. Ao ser abordado pelo guarda municipal, ele portava sete invólucros de pedras de crack e uma trouxa de maconha.
Cerca de uma hora depois, um menor foi preso ao tentar roubar uma bolsa de uma pessoa idosa. “Ao ser atacada, a mulher gritou e o guarda conseguiu pegar o marginal. Evitamos, com esta ação, que aquela senhora tivesse prejuízo”, afirmou Chaves.
Todos os detidos foram encaminhados à delegacia de polícia para que fosse lavrado o auto de ocorrência pela PM, além de garantir a prisão.
A Guarda Municipal está intensificando a ação de vigilância de locais públicos, como a barragem do Lago Igapó 1 e as pistas de caminhadas do Lago Igapó 1 e 2. “Estamos oferecendo a proteção necessária, para que a população possa fazer sua caminhada e desenvolver o seu esporte e lazer com segurança”, afirmou.
Jefferson Chaves disse que a operação de tolerância zero também visa pegar os vândalos que atacam o patrimônio público e os flanelinhas que exerçam ação intimidativa.



segunda-feira, 12 de março de 2012

Dengue tem redução de 99,6% em Londrina

Fonte n. com

Ações realizadas antes e durante o período crítico da doença e ajuda da população no combate ao mosquito transmissor têm contribuído para redução do número de casos.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Endemias, divulgou na manhã de hoje (12) o resultado das ações realizadas durante os últimos meses. Segundo o coordenador municipal de Endemias, Elson Belisário, o número de casos de dengue, em comparação com o mesmo período do ano passado, caiu 99,6%. Até o dia 10 de março de 2011, foram registrados 4.095 casos da doença em Londrina. Até sexta-feira (10), deste ano, a cidade registrou apenas 14 casos, sendo que três deles são de pessoas que vieram de outras cidades, ou seja, são os chamados casos importados de dengue.
De acordo com os dados da Coordenação de Endemias, desde janeiro de 2012 até hoje, os agentes municipais já visitaram aproximadamente 200 mil residências, terrenos baldios, fundos de vale e locais com possibilidade de focos do mosquito. O que representa cerca de 4 mil visitas diárias.
O trabalho de vistoria das residências já está finalizado nas regiões norte e sul. Em cerca de 10 dias, os agentes esperam terminar as visitas nas regiões leste, oeste e central.  O segundo Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012 tem previsão para início em 26 de março e término no dia 30. Após, obtido o resultado do levantamento rápido, novas ações serão planejadas. Segundo o coordenador de Endemias, apesar dos resultados positivos no combate ao mosquito, a cidade continua em estado de alerta. “Nós continuamos em estado de alerta até a primeira quinzena de abril quando o clima começa a mudar e cai, naturalmente, a proliferação das larvas do mosquito”. De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira Melo, os trabalhos de visitas dos agentes municipais de endemias e a notificação de locais com foco do mosquito vão continuar durante todo o ano e a redução do índice de pessoas com dengue deve-se a diversos fatores. “A redução de casos em 99,6% deve-se aos trabalhos desenvolvidos em conjunto com os agentes de endemias, ações preventivas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), auxílio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), mutirões de limpeza e aos cuidados da população com seus terrenos e quintais”, afirmou diretora de Epidemiologia. Nos trabalhos dos agentes, o uso dos fumacês costais foi reduzido em 80% e não é mais necessária a utilização dos veículos inseticidas dada a redução do número de focos e de casos confirmados da doença.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Resposta aos Srs. J.B. Faria, Carlos Camargo e Fiori Luiz

Fonte marcocito.blogspot.com


Prezados Senhores,
Em 15/2 e 23/2/2012, respectivamente nos programas Rádio Paiquerê Comunidade e Fiori Luiz, veiculados pela Rádio Paiquerê AM, os apresentadores Carlos Camargo e Fiori Luiz, ambos, questionaram o valor da construção da capela mortuária do Jardim Bandeirantes, colocando em dúvida a idoneidade do valor de R$201.000,00 constante da placa afixada na construção, pedindo, inclusive, explicações sobre os gastos que compõe esse valor global.
Diante do exposto, com fundamento no permissivo constitucional inserto no comando do art. 5o., V, o Município de Londrina, por meio do seu Núcleo de Comunicação, vem pleitear o direito de resposta, a ser veiculado em ambos os programas, cujo conteúdo esclarecedor, que deverá ser lido pelo apresentador, segue abaixo:
"A Prefeitura de Londrina realizou uma licitação em agosto de 2011 para a contratação de empresa para a construção da Capela Mortuária do Jardim Jamaica, na região Oeste, orçada em R$218.805,49. Sagrou-se vencedora do certame a Construtora Monasa Engenharia Civil S/C Ltda com proposta no valor de R$201.297,29.
O terreno para a construção da referida Capela tem extensão de 3.308,18m2, sendo importante ressaltar que no valor da obra, além da construção da capela mortuária com 79,90m2, está incluída a reurbanização de todo o terreno, compreendendo, também, os gastos com um estacionamento de 1.021,25m2; passeios externos; paisagismo e cercamento do terreno.
Assim tem-se a seguinte tabela de custos discriminada:
- R$150.518,79 : edificação do prédio;
- R$ 11.663,35 : serviços preliminares (instalação de canteiro, limpeza do terreno e movimento da terra) e,
- R$ 56.623,67 : para fechamento, pavimentação externa e paisagismo.
A área de 79,90 m2 compreende a construção da Capela contendo 1 copa, 2 sanitários totalmente adaptados para pessoas portadoras de deficiência, com 4 bacias sanitárias e bancadas em granito com cubas de louça, além de divisórias em granito, com o intuito de proporcionar conforto às famílias em luto. Somente tais instalações correspondem a 30% da área total construída.
A construção possui, ainda, acabamento em pastilhas visando facilitar a manutenção e conferir maior durabilidade ao conjunto. O preço final da obra traz embutido também todos os impostos, taxas, encargos sociais. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, para o orçamento da obra, foram considerados os preços unitários na licitação de acordo com a tabela SINAPI, do Governo Federal.
De se esclarecer, ainda, que a definição do terreno, que é público e sem custo direto na licitação, seguiu critérios de interesse e solicitação popular, sobretudo, feitas em audiências públicas promovidas pelo Município. O projeto arquitetônico padrão foi elaborado por arquiteto do IPPUL e foram contratados projetos executivos por meio de procedimento licitatório no ano de 2011. Os projetos executivos subsidiam a formação da Planilha de Custos referente aos valores máximos de cada item a ser licitado, sendo eles: projetos elétricos - SPDA; projetos estrutura de concreto e madeira; projetos hidrosanitário e de prevenção de incêndios.
Todos os projetos e planilhas de preços encontram-se disponíveis na Secretaria Municipal de Obras, estando as Secretarias de Gestão Pública e Obras à disposição para maiores esclarecimentos. Destacamos a seriedade do processo licitatório e de justiça na composição dos preços, que é um exemplo de moralidade."

quinta-feira, 8 de março de 2012

Jamile Dequech recebe 22ª edição do programa Cesta Verde

Programa de conscientização ambiental possibilita a troca de material reciclável por alimentos
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito de Urbanização (CMTU), vai realizar o programa Cesta Verde, nesta sexta-feira (9), na confluência das ruas Cleta Odebrecht Pimentel com Ricardo Pimentel, em frente a academia ao ar livre e a Capela São Judas Tadeu, no Conjunto Habitacional Jamile Dequech, região sul de Londrina. 
Em dois horários, das 8h às 12h e das 14h às 17h, a comunidade daquela região  poderá participar do projeto de conscientização ambiental, que vai trocar material reciclável por alimento. Para cada dois quilos de lixo reciclável entregues, será concedido um quilo de alimento natural e saudável.
Até o momento, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento já realizou 21 edições do programa de conscientização ambiental. Durante a realização do projeto, 3.025 famílias já foram beneficiadas. Foram entregues pela população 23.813 toneladas de materiais recicláveis, onde os moradores receberam em troca 11.628 toneladas de alimentos. Durante a última edição, realizada no Conjunto Aquiles Stenghel, 163 famílias participaram e puderam trocar 1.313.900 toneladas de material reciclado por 680 quilos de alimentos.
O Cesta Verde é organizado no seguinte formato: primeiramente, a pessoa se dirige à fila dos recicláveis que serão pesados. Em seguida, vai até um caminhão, para recolher a quantidade de alimento proporcional ao material entregue. Cada pessoa pode levar, no máximo, 12 quilos de recicláveis, o que dará direito a receber 6 quilos de alimentos, como frutas, verduras e legumes.
A CMTU encaminha todo o lixo reciclado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana (Coopersil), que faz a destinação correta dos resíduos arrecadados.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Abertura da Semana da Mulher será nesta segunda-feira

Lei municipal de 2010 incluiu Semana da Mulher no calendário de comemorações oficiais do município
O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, promovem na segunda-feira (5), às 14h, a abertura da 20ª Semana Municipal da Mulher, no Saguão da Prefeitura. As atividades da Semana fazem parte das comemorações de 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Em 2010, uma lei municipal incluiu a Semana Municipal da Mulher no calendário de comemorações oficiais do município. Como nas edições anteriores do evento, a programação inclui diversas atividades como debates, oficinas, esporte, teatro, exposições e atividades de rua, como o ato público no Calçadão, que acontecerá na manhã do dia 8 de março. Para compor esta programação diversificada, a Prefeitura de Londrina contou com o apoio de diversos parceiros, envolvendo organizações não governamentais, instituições de ensino e sindicatos, entre outras.
Segundo Sueli Galhardi, neste ano em que comemoramos os 80 anos do voto feminino, a Semana da Mulher será uma oportunidade de lembrarmos as diversas conquistas das mulheres e suas lutas contra a desigualdade e as injustiças sociais.
“É um momento de lembramos das mulheres ilustres que marcaram a nossa história e, também, de homenagear cada mulher que, no seu dia a dia, na sua comunidade, na sua organização, contribui para a construção de um mundo melhor”, disse a Secretária. 
A programação inclui as seguintes oficinas: de Culinária Africana e Afro-Brasileira, com Vilma Santos de Oliveira (Yá Mukumbi), dia 7, às14h; de Fitoterapia, com Dr Rui Diniz, coordenador do Programa Municipal de Fitoterapia – SMS/PML, dia 7, às 14h; de Culinária Africana e Afro-Brasileira, com Maria de Lourdes de Jesus, dia 8, às 14h; Mulher, Arte e Cultura, oficina de pintura e visita guiada ao Museu de Arte de Londrina, com Maria Terezinha de Lima, dia 9, em dois horários, às 9h e às 14h.
A gerente da Casa da Mulher, Sara Alexius, informa que algumas atividades da Semana, como as oficinas, têm vagas limitadas, e as pessoas interessadas devem se inscrever previamente pelo telefone 3339-1233, das 12h às 18h.