sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeito entrega nova unidade de saúde no Mister Thomas

Prefeitura construiu unidade básica de saúde que atenderá a população de 3.800 moradores; local conta com 19 funcionários e vai realizar atendimento odontológico
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o secretário Municipal de Saúde, Edson de Souza, entregaram hoje (22), pela manhã, a nova Unidade Básica de Saúde do conjunto habitacional Mister Thomas, localizada na rua Itália Choucino, 75 (região leste). A entrada no local é realizada pela rua José Martins de Oliveira. Ela passa a se chamar Pastor Renato Teixeira Lemes em homenagem ao vereador que faleceu na madrugada de terça-feira (20).
A nova unidade é quatro vezes maior do que o espaço antigo. Construída no prédio do mercado municipal, passou de 69 metros quadrados para uma área total de 323,70 metros quadrados. Foram construídos três consultórios médicos; duas salas de enfermagem; alas de odontologia, de puericultura e vacina para adultos e crianças, de reunião e coordenação, de curativo, de inalação e serviços de apoio. A coordenadora da unidade, Vera Lúcia Roncaratti, disse que o antigo espaço não era suficiente para atender a todos e que havia 15 anos que a população local pedia para ser reformado. “Antes não tinha sala suficiente para o atendimento e agora vai aumentar a qualidade e a agilidade dos procedimentos e os pacientes terão mais privacidade. Há 15 anos esperávamos por essa ampliação”, disse. A UBS traz uma novidade para a comunidade que é o atendimento odontológico na própria unidade de saúde. A equipe de 19 funcionários conta, a partir de agora, com um dentista e um auxiliar de dentista.  Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Antônio de Souza, a atual administração está mudando a situação da saúde em Londrina. “O doutor Márcio Nishida fez grande ação frente à Prefeitura, obviamente, orientado pelo prefeito. Estamos municipalizando os serviços e somos a segunda cidade do Paraná a ter o SAMU regionalizado, sendo responsáveis por 21 municípios”, afirmou. O valor do investimento foi de R$ 330.050,53 e foi realizado através de uma parceria entre o governo municipal e a Secretaria de Saúde do Paraná. A construtora responsável pelas obras é a FW Construções Civis Ltda. O prefeito assinou a ordem de serviço em agosto de 2011. O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, lembrou os avanços realizados em Londrina com relação ao combate à dengue e os avanços na saúde. “Esta é a oitava vez que venho a Londrina e toda vez que a gente vem aqui, a saúde avança a passos firmes. E a saúde do país e do Estado só vai dar passos mais largos quando fortalecer a assistência básica de saúde, porque mais de 80% do que as pessoas precisam para promover a saúde pode ser resolvido com a atenção básica e primária forte”, disse.
A nova unidade tem capacidade para atender uma população estimada em 3.800 habitantes e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela cobre 100% de sua área de abrangência. Em 2011, foram feitos 55.160 procedimentos de enfermagem, clínico geral, pediátrico, ginecológico, visitas de agentes comunitários de saúde e consultas.
Obras na Saúde Durante a coletiva de imprensa semanal, o prefeito falou a respeito das obras que a Prefeitura tem feito na área da saúde. Barbosa Neto elencou as novas Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas no Conjunto Habitacional Jamile Dequech (zona sul) e na Vila Ricardo (região leste), e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 24 horas, da região oeste da cidade. A gestão Barbosa Neto, em 2012, também está reformando e ampliando as Unidades Básicas de Saúde da Vila Brasil (região central); Ouro Branco (zona sul) e Jardim Bandeirantes (região oeste). A UBS do Mister Thomas é a quarta nova unidade entregue pelo prefeito Barbosa Neto na sua administração. Já receberam novas estruturas o Patrimônio Regina, jardim Eldorado e a Maternidade Municipal. Com as reformas e construções novas que estão sendo executadas, até o momento, o governo municipal  -em parceria com o governo estadual e federal- está investindo mais de R$ 5 milhões em obras para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário