quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeito Barbosa Neto participa de pré- teste do Restaurante Popular.

  


Barbosa Neto participa de pré- teste do Restaurante PopularO prefeito Barbosa Neto e cerca de 200 pessoas participaram nesta terça-feira (26) do pré-teste do Restaurante Popular, localizado à rua Benjamim Constant, região central de Londrina. O cardápio servido foi salada de tomate, alface e cebola; legumes gratinados, frango ao creme de milho, além de salada de fruta como sobremesa. 
Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome (MDS) veio a Londrina conhecer e realizar a aferição das instalações. De acordo com o coordenador do Programa de Restaurantes Populares, Rodrigo Amaral, depois de analisados os requisitos é que o MDS autorizará o funcionamento. “O serviço e instalações precisam estar de acordo com os padrões do MDS, no que diz respeito à legislação sanitária, fluxo organizacional, o modelo de gestão adotado; a estrutura do restaurante precisa estar em conformidade da política de segurança alimentar entre outros; em dois dias iremos emitir o laudo sobre o teste”, informou. 
De acordo com João Augusto Freitas, assessor técnico do MDS, a avaliação inicial é positiva. “Nós do MDS, estamos acompanhando de perto a instalação do Restaurante Popular desde junho de 2010, junto à Prefeitura e a Caixa Econômica Federal; que é o agente operador do projeto e tenho visto o empenho das três instituições no sentido de consolidar o restaurante. Este é o 91º Restaurante Popular a entrar em funcionamento com o apoio do Governo Federal, e a experiência nos permite dizer que a avaliação aqui é muito positiva; em relação aos requisitos necessários como fluxo de entrada e saída de alimentos, localização estratégica, e o projeto, a planta em si, que tem uma boa funcionalidade”, destacou. Na visão da secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, o pré-teste foi muito satisfatório. “O trabalho fluiu dentro do esperado, desde a aquisição do ticket, o andamento da fila, a hora de servir e atendeu plenamente todas as nossas expectativas. Tive oportunidade de passear pelas mesas e os comentários foram todos positivos. Agora vamos aguardar o parecer do MDS”, ressaltou. Blendon Thomaz Ribeiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar elogiou o cardápio. “Está muito gostoso, espero que continue assim e que sirvam sempre um cardápio variado. Moro no Interlagos e venho bastante ao centro realizar trabalho para o Conselho, e pretendo freqüentar bastante o restaurante”.     
 A professora Sarah Fernandes Mafra destacou a funcionalidade do Restaurante. ”A localização é muito boa, por estar próximo do Terminal, para quem trabalha no centro, sairá mais barato comer aqui do que gastar com a passagem para almoçar em casa”.
A presidente do Conselho da Igualdade Racial em Londrina, e Vilma Santos Oliveira, elogiou a comida e falou da importância social do Restaurante Popular. “A cidade tem muitas pessoas que ficam sem almoçar porque não têm dinheiro para pagar um restaurante convencional, pessoas que vivem sozinhas e não têm uma alimentação balanceada tão necessária à saúde, moradores de rua, que não tem onde se alimentar, por isso a instalação do restaurante é fundamental”, ressaltou.
O Restaurante Popular tem capacidade para atender até 216 pessoas sentadas simultaneamente. Quando estiver funcionando o guichê para compra de tickets irá abrir às 10h45 e fechar às 13h30. As refeições começam a ser servidas a partir das 11h, funcionando até as 14h. Cada usuário poderá comprar um ticket por dia e permanecer no local no máximo 30 minutos. O custo total da refeição é de R$ 3,76, mas o preço repassado ao cidadão será de R$ 1,50. A Prefeitura vai custear a diferença. O funcionamento para a população será definido após autorização do MDS, que será divulgado assim que concluído os resultados do pré-teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário